Nesta postagem, relacionei dois links do jogo " As Cinco Marias".
Além de muito divertido, este jogo tem várias finalidades pedagógicas. Trabalha principalmente, a psicomotricidade, a concentração, o conceito numérico, e em música, podemos trabalhar o andamento, o ritmo, o canto.
http://br.youtube.com/watch?v=0Yrg6onjOWs&feature=related
http://br.youtube.com/watch?v=ALe0sa12ef8&feature=related
Materiais para confecção do jogo:
* Areia, cola de tecido, retalhos de tecido, tesoura com ponta arredondada.
Recortar os retalhos de tecido em retângulos de 8cm x 6cm. Com a cola, unir os dois retângulos e colar três lados. Depois que a cola secar, encher o saquinho com areia, e fechar.
Como jogar:
Aos pares os alunos farão sequências que exigem habilidade motora dos membros superiores (mãos e braços).
*Nível fácil: Jogar todos os cinco saquinhos no chão, e tentar pegar só um saquinho, sem tocar nos demais. Neste nível, também podem jogar os saquinhos para cima, e tentar pegar com a mesma mão que jogaram para cima, somente um, sem tocar nos demais. Se conseguir pegar o saquinho, tira do jogo, e continua com quatro, três...
*Nível intermediário: Ir avançando na hora de pegar os saquinhos, primeiro de um em um, depois de dois em dois, três em três, quatro em quatro, e finalmente todos. Podem ainda, jogar um saquinho para o alto e tentar apanhar os quatro que sobraram no chão, sem deixar que o primeiro saquinho caia, a criança tem que segurá-lo antes que atinja o chão.
*Nível avançado: Formar um túnel com uma outra mão, e passar os saquinhos por baixo.
Em todos os níveis, podemos escolher uma música fácil, e trabalhar:
* O andamento musical, lento, moderado, rápido.
* O Ritmo: começar com ritmo binário, passar para térnario e depois quartenário.
Jogo de Tômbola.
O jogo de tômbola é como um bingo.
Faça cartões com os instrumentos, as figuras musicais e com as onomatopéias ensinadas.
Por exemplo:
Triângulo Tambor Caxixi Prato
Prato Caxixi Triângulo Tambor
A professora canta o nome dos instrumentos como se fosse um bingo, e as crianças vão preenchendo.
1ª semana: todas as cartelas são iguais.
2ª semana: cartelas diferentes.
3ª semana: introduzir figuras musicais.
Agora é só usar a imaginação!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário