segunda-feira, 5 de maio de 2008

Aquecimento Vocal - Paisagem Sonora

Montar um cartaz com desenhos que representem os sons a serem produzidos com a boca.
Exemplos:
Trem - Xique-Xique - Usar apoio do diafragma. É só mostrar para as crianças que a barriga encolhe e enche.

Língua - Ah!!! - Colocar bem a língua para fora, e balançar a cabeça para baixo e para cima devagar, enquanto sente a língua ficando bem molinha.

Abelha - Som de JU - com bastante bico - enquanto o som é produzido, virar a cabeça para a esquerda e para a direita lentamente. Respirar usando o diafragma.

Pipoca - Estalar a língua no palato mole (céu da boca).

Língua - Hum!!! - Com a língua bem para fora, e o som anasalado. Sentir vibrar bastante a região do nariz, para empostar o som para frente.
Carro - Bruuuu!!! Vibração de lábios. Quem não conseguir vibrar os lábios, pode usar o apoio das mãos nas bochechas, para aumentar a massa labial.

Abelha - Som de Jiiiii!!! Também com movimento de cabeça, para um lado e para o outro, devagar. Respirar com o diafragma.


Outras dicas:

* Som de boi: Hummmm!!! Som de boi nervoso mesmo! (Boca Chiusa).Bem anasalado, e focando a ressonância sendo projetada para frente. O exercício pode ser feito com as mãos em concha, para facilitar o foco do som.
* Caretas: Diversas. Tem a finalidade de relaxar a musculatura da face.
* Massa de pão: Imaginar que o nosso rosto é uma massa de pão, enquanto damos pequenos e leves, beliscões, alisamos a face para os lados e para cima.
* Massagear a laringe: Com a boca fechada, massagear a laringe para cima e para baixo.
*Movimento de língua: Movimento circulatório de língua, para a esquerda e para a direita. É ótimo para soltar a musculatura da língua e da face.

*Limão Azedinho: Imaginar que está chupando um limão bem azedo, para a boca produzir bastante saliva, engolir a saliva, e depois estourar uma vez a pipoca no céu do boca.








2 comentários:

Lane Lafetah disse...

Bom, gostei das dicas.
Trabalho iniciação musical com adolescentes e adultos. São tímidos. No caso não gostariam de fazer estas caretas e os sons.
Podemos concordar que a musicalização infantil é mais fácil do que a adulta? Ou varia de pessoa para pessoa?

Anônimo disse...

Olá adorei as dicas...
Trabalho com musicalização infantil e os meus pequenos vão adorar os exercicíos.